Afghanistan, Dogfight

por Vitor Ebel em 25 de junho de 2012

A luta de cães é um evento popular no Afeganistão, mas proibido durante o governo do Taliban. Em 2001, o Taliban perdeu o seu poder e o evento vem crescendo, tornando-se cada vez mais popular e envolvendo muito dinheiro. As manhãs de sexta-feira são escolhidas para as batalhas, onde milhares de pessoas se encontram para assistir as lutas durante a temporada de inverno. Os cães se posicionam em um círculo, sob vigia dos proprietários. O Mirren, líder e juiz da luta, é o único que pode acabar com a briga. A  luta se encerra somente quando o vencedor ficar evidente. Normalmente os cães não matam uns aos outros no ringue, mas as feridas e as sequelas proporcionadas pelas brigas levam muitos cães a morte posteriormente. Não existem leis que combatam esse tipo de evento no Afeganistão.

O fato virou tema de ensaio fotográfico, abordado por Pieter Ten Hoopen, intitulado Afghanistan, Dogfight. Com a intenção de trazer uma ampla visão deste costume afegão, o fotógrafo nos apresenta os participantes, os cães, os observadores, as brigas, o contato, os bastidores, tudo sob um ambiente particular afegão, planicies áridas e montanhas ao fundo. Além dos cães, somente homens estão diante da objetiva do fotógrafo, sugerindo que o evento agrada principalmente (ou somente) o público masculino, que praticam e observam essas brigas talvez para satisfazerem suas vaidades e seus caprichos.

Pieter Ten Hoopen é um fotojornalista muito competente, ganhador de vários prêmios de renome internacional, utiliza a fotografia como ferramenta para contar diferentes tipos de histórias. Em seu site estão disponíveis outras histórias do fotógrafo.

pietertenhoopen.com

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.