Juntando sombras para se fazer luz

por Vitor Ebel em 17 de setembro de 2012

Apresentar, através da fotografia, lugares que as pessoas não conhecem e que estão esquecidos pelas mídias e pelo governo foi um dos motivos que instigaram o fotógrafo chileno Alejandro Olivares a produzir a série fotográfica Living Periferia. Durante três anos e com muita paciência Alejandro fotografou as periferias da capital chilena, Santiago, mas, antes de dar início ao trabalho, foi preciso conhecer a região e as pessoas que ali vivem. Sem usar a estética do sensacionalismo, Alejandro aborda principalmente  jovens e crianças que convivem nestes lugares, a violência que os cercam, drogas, as particularidades destes ambientes e a infraestrutura precária destas periferias. O fotógrafo questiona o futuro destes lugares que, em sua ótica, estão abandonados pelo governo e tendem ao crescimento instável pela falta de interesse político no planejamento da infraestrutura e na busca por soluções aos problemas existentes.

Alejandro Olivares nasceu em 1981, atualmente vive em Santiago, é editor de fotografia da revista The Clinic e correspondente de agências internacionais, trabalhando em coberturas de imprensa e em ensaios fotográficos.

alejandroolivares.com

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Uma resposta para “Juntando sombras para se fazer luz”

  1. Marco Antonio Sampaio disse:

    Um verdadeiro trabalho visceral com todos os ingredientes de um excelente Fotografo .; Parabéns Alejandro Olivares .

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.