Cronofotografias do Self

por Euclydes da Cunha Neto em 16 de outubro de 2012

Lilian Barbon apresenta seu trabalho fotográfico na exposição Cronofotografias do Self, que passeia pelo país em inúmeras galerias. Neste trabalho a artista apresenta um diálogo com a cronofotografia do século XIX, que na época era utilizada para estudar o movimento de animais e pessoas a partir de um mesmo fotograma. Segundo a fotógrafa, partindo de pesquisas práticas e teóricas, surge a exposição Cronofotografias do Self, que busca refletir sobre a dinâmica do movimento através do espaço-tempo, utilizando a fotografia como suporte e o corpo como elemento estético. A partir de autorretratos, a artista se representa muito além de sua imagem, criando formas sobrepostas, recria sua própria figura.

Lilian, fotógrafa e artista visual, está finalizando o mestrado em Artes Visuais pela UDESC, representante da fotografia contemporânea catarinense, teve seu trabalho exposto em importantes locais do Brasil e também no exterior, com destaque para o XX Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia, participando do Prêmio de Fotografia Emergentes DST, no Mosteiro de Tibães, em Braga, Portugal. Recentemente foi premiada no XX Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (SP).

Através de um trabalho expressivo, Lilian Barbon une duas técnicas intensas na fotografia, trazendo a pergunta: quem sou eu? Ou então, Quantos sou eu?. Muito mais que simplesmente clicar, a artista tem um intenso trabalho de pesquisa, que resulta num trabalho consistente e diferenciado.

+ lilianbarbon.com

 

Compartilhe:

autor do post

Euclydes da Cunha Neto

Formado em Design Gráfico pela universidade e em arte pela vida, permeia a multiculturalidade das artes, tendo vivências na música, teatro e artes plásticas como artista e produtor cultural. Há cerca de dois anos pesquisa e trabalha com fotografia e vídeo, paixões antigas que despertaram recentemente.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.