Detroit in Ruins

por Diogo Carreira em 15 de agosto de 2012

O livro Detroit in Ruins, dos fotógrafos franceses Yves Marchand e Romain Meffre, desperta surpresa e interesse. A temática do ensaio é o abandono e a decadência que a cidade americana de Detroit vem sofrendo com o passar dos anos. Se, no começo do século XX, Detroit era o maior centro mundial da indústria automobilística, a partir dos anos 50 a cidade entrou em colapso econômico e seus habitantes migraram para o subúrbio, o que deixou as imensas instalações urbanas cada vez mais carentes de seu habitual público.

O projeto fotográfico foi realizado entre 2005 e 2010. Foram fotografados desde prédios públicos abandonados até bancos e hotéis de luxo. As antigas fábricas de carro também não poderiam faltar e estão presentes no livro. Os fotógrafos ressaltam na sinopse do projeto o estado de mumificação dos prédios, visível logo num primeiro olhar. Eles utilizaram uma câmera de grande formato e uma grande profundidade de campo, assim, a maior parte do tema é visto claramente, revelando uma enorme quantidade de detalhes. O enquadramento do tema tem forte perspectiva gráfica, com equilíbrio e linhas duras que se movem pela imagem. As imagens se dividem entre visões panorâmicas externas dos prédios ou em grandes áreas internas e também em retratos mais ambientes e intimistas, sugerindo uma reflexão sobre aquele espaço quando em pleno funcionamento.

Para além da fotografia, Yves Marchand e Romain Meffre conseguiram realizar, com este projeto, uma arqueologia da história recente.

“The Ruins of Detroit” está disponível na Amazon.  

+ www.marchandmeffre.com

Compartilhe:

autor do post

Diogo Carreira

Formado Bacharel em filosofia pela UERJ e mestrando do programa de pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, faz parte do corpo editorial da revista Ensaios Filosóficos e do blog Filosofia Ocupada. Concluiu o curso de Concepção em Fotografia pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentro do campo filosófico realiza pesquisa na obra de Jean-Paul Sartre e no campo da arte pesquisa a relação imagem/percepção.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.