El Infarto Del Alma

por Vitor Ebel em 27 de abril de 2012

A fotógrafa Paz Errázuriz nasceu em 1944 na cidade de Santiago, Chile, lugar aonde vive atualmente. Estudou Educação em Cambridge Institute of Education, Inglaterra e também na Universidade Católica do Chile. Apartir de 1972 começou a estudar Fotografia de modo autodidata e, em 1993, aperfeiçoou seu conhecimentos no International Center of Photography, em Nova Iorque.

Conhecida por abordar temas sociais com suas fotografias em preto e branco, por dois anos fotografou os internos do Hospital Psiquiátrico de Putaendo, próximo a Santiago. “Foi um ensaio experimental sobre a loucura ou o amor louco”, comenta a fotógrafa, onde fotografa seus personagens em retratos posados, sempre criando uma relação afetiva e pura entre seus retratados. Gestos amorosos estão sempre presentes, abraços dados, mãos dadas, olhares e satisfação verdadeira, um discurso amoroso inesperado, em um lugar propício aos exercícios de denúncia, “transformar a prisão em uma metáfora amorosa” é o intuito de Paz Errázuriz.

O ensaio foi extraido do fotolivro da fotógrafa, El Infarto Del Alma, no qual suas fotografias são acompanhadas por textos da escritora Diamela Eltit, que produz  uma mistura de ficcção, ensaio, prosa poética e testemunho, sobre o ensaio e o amor. A fotógrafa descreve o fotolivro como “um híbrido que não é um livro nem de texto nem de fotografia. É um livro sobre o amor.”

+pazerrazuriz.cl

Fonte: Fotolivros latino-americanos, Horacio Fernández / Cosacnaify

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.