Evan Baden: Technically Intimate

por Sergio Antonio Ulber em 17 de maio de 2012

Ensaio mostra como a tecnologia, especialmente a internet, está mudando a relação dos jovens com sexo, intimidade e privacidade.

Evan Baden iniciou o projeto em 2008, com a intenção de documentar como a tecnologia estava interferindo nas relações pessoais. Enquanto realizava a pesquisa do projeto, encontrou um site que oferecia mil dólares ao casal que divulgasse vídeos caseiros de seus atos sexuais. Notou que os vídeos não tinham um aspecto voyeurístico, mas que os casais encenavam e não ignoravam a presença da câmera. Tudo parecia ser ensaiado, a atenção do casal estava mais direcionada à câmera do que ao parceiro. Concluiu que a presença da câmera na relação sexual muda dramaticamente o jeito como o casal interage, e era justamente esta a interferência que ele estava buscando. Sites onde jovens, principalmente garotas, publicam autorretratos em poses sensuais também foram utilizados de referência para a estruturação e desenvolvimento do projeto, intitulado Technically Intimate (Tecnicamente íntimo, em tradução literal).

Com base na pesquisa, Baden optou por registrar a produção dos autorretratos, trazendo o espectador à cena. Recorreu ao Craigslist, um site que convoca modelos sem remuneração e, conforme revelou em entrevista ao fotógrafo Felipe Russo, publicada no blog do Paraty em Foco, “reenceno fotos que elas mesmas já haviam feito”. Uma curiosidade interessante é que as fotos são feitas na casa da própria modelo.

Technically Intimate já foi exibido internacionalmente em museus e galerias. Evan Baden nasceu em 1985, seu trabalho faz parte da coleção do Walker Art Center, Milwaukee Art Museum, Museum of Contemporary Photography e do Kinsey Institute, além de ter sido publicado em vários periódicos, como a revista TIME, The Guardian, New York Magazine, Le Monde, D della Republica, Geo e DIE ZEIT. Em 2008 ganhou o Jerome Fellowship na categoria Emerging Artists, um programa do The Playwrights Center. Baden trabalha com uma câmera Canham 4×5 e continua tem um estúdio localizado em Saint Paul, Minnesota, EUA, onde trabalha e reside.

www.evanbaden.com

Fonte / Fonte

Compartilhe:

autor do post

Sergio Antonio Ulber

Integra o conselho editorial da Foto Grafia, é responsável pelo blog e pela redação da revista e sócio da LAPIS Comunicação e Cultura. Formado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Fotografia na mesma instituição.

Uma resposta para “Evan Baden: Technically Intimate”

  1. Rodrigo Blank disse:

    adorei essas fotos e essas idéias.me lembrou quando eu fazia isso na cam com as gatas

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.