Fotografias subaquáticas por Alexander Semenov

por Sergio Antonio Ulber em 27 de janeiro de 2012

Em 2007, o fotógrafo subaquático Alexander Semenov concluiu sua especialização no estudo sobre animais invertebrados, com ênfase em cérebro de lulas, na Universidade Estadual de Moscou (Moscow State University), Rússia. Logo depois passou a trabalhar no Estação Biológica Mar Branco (White Sea Biological Station – WSBS), onde tornou-se chefe da equipe de mergulho. Atualmente é responsável pela organização de todos os projetos da instituição e costuma mergulhar sozinho, apenas ele e sua câmera.

Semenov conta que ao iniciar seus experimentos com a vida marítima, tentava fotografar pequenos animais invertebrados apenas por diversão, utilizava uma câmera velha e não possuía equipamentos profissionais.  Coletava os animais embaixo d’água e os levava para fotografar em seu laboratório. Depois de dois ou três meses e uma série de fracassos, conseguiu tirar algumas fotografias que considerou boas, motivo que o inspirou a comprar uma câmera semi-profissional com proteção a prova d’água e alguns equipamentos de iluminação. “Passei a estação seguinte tentando fotografar os mesmos animais, mas desta vez em seu ambiente natural”, explica o fotógrafo. “Quando você começa a trabalhar com a mesma coisa todos os dias, você inevitavelmente ganha muita experiência. Agora, depois de quatro anos de prática, consigo boas fotografias quase todas as vezes que mergulho”.

Aqui separamos uma série de fotografias de águas-vivas, no site oficial do fotógrafo você encontra uma galeria com fotos de diversos animais marítimos e outros trabalhos.

clione.ru

flickr.com/a_semenov

Fonte

Compartilhe:

autor do post

Sergio Antonio Ulber

Integra o conselho editorial da Foto Grafia, é responsável pelo blog e pela redação da revista e sócio da LAPIS Comunicação e Cultura. Formado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Fotografia na mesma instituição.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.