Fotógrafos de Frida Kahlo: Bernard Silberstein

por Sergio Antonio Ulber em 10 de julho de 2012

Bernard G. Silberstein nasceu em Illinois, Estados Unidos, em 23 de janeiro de 1905. Após graduar-se na Universidade de Michigan iniciou sua carreira como engenheiro elétrico. Mudou-se para Cincinnati (EUA) como gerente de uma companhia elétrica, supervisionando as vendas em 4 estados norteamericanos. Em 1936 assumiu a carreira fotográfica e provou que esta era sua verdadeira vocação.

Entre seus temas de trabalho estavam os artistas da escola muralista mexicana. Suas fotografias (inclusive as que fez de Frida Kahlo)  foram publicadas em importantes veículos, estamparam capas de álbuns, livros e anúncios publicitários. Na década de 50 falava semanalmente sobre fotografia em um programa de TV, mesma década em que foi considerado pela PSA (Sociedade dos Fotógrafos da América) como um dos cinco principais fotógrafos expositores norteamericanos. Viajou pela Europa e Estados Unidos  como palestrante e jurado de exposições fotográficas. Foi também professor de técnicas de laboratório, fotografia colorida e fotografia como hobby pela Universidade de Cincinnati. Sua reputação internacional foi construída pelos trabalhos que desenvolveu para a National Geographic, Life, Holiday, The New York Times, Time, Colliers, Esquire, Popular Photography, The Camera e Photographic Society of America (PSA) Journal. Silberstein teve mulher, duas filhas e faleceu em novembro de 1999, na cidade de  Cincinnati, em Ohio.


Fonte

-

Mais: 

Apresentação da série

Fotógrafos de Frida Kahlo: Imogen Cunningham

Fotógrafos de Frida Kahlo: Lucienne Bloch

Fotógrafos de Frida Kahlo: Lola Alvarez Bravo

Fotógrafos de Frida Kahlo: Gisèle Freund

Fotógrafos de Frida Kahlo: Nickolas Muray 

Fotógrafos de Frida Kahlo: Edward Weston

Fotógrafos de Frida Kahlo: Manuel Álvarez Bravo

Fotógrafos de Frida Kahlo: Guillermo Kahlo

-

O livro Frida Kahlo: Suas Fotos (Frida Kahlo: Sus Fotos), lançado em 2010, no Brasil, pela Cosac Naify, traz parte de um acervo inédito que mostra Frida quando menina, seu estúdio, uma série de autorretratos de seu pai, o encontro com Rivera, seu círculo cosmopolita de amigos e a intimidade com diversos personagens. Utilizando como base este livro, criamos a série “Fotógrafos de Frida Kahlo”.

 

Compartilhe:

autor do post

Sergio Antonio Ulber

Integra o conselho editorial da Foto Grafia, é responsável pelo blog e pela redação da revista e sócio da LAPIS Comunicação e Cultura. Formado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Fotografia na mesma instituição.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.