Half-drag

por Diogo Carreira em 23 de agosto de 2012

O fotógrafo Leland Bobbé, residente em Nova York, realizou um ensaio para a revista Vogue Italiana intitulado ‘Half-Drag’, cuja proposta é fazer retratos de drag queens com apenas metade do rosto transformado. Em seu site Bobbé tem diversos ensaios, em sua maioria de retratos, o que nos leva a entender que é esta a sua especialidade, ou, no mínimo, sua preferência. Em março do ano passado, Bobbé colocou a primeira foto do Half-drag em seu blog e a repercussão foi muito boa, incentivando o fotógrafo a dar prosseguimento ao projeto. Um detalhe interessante é que ele fotografou os modelos já parcialmente transformados, ou seja, o resultado final não foi gerado a partir de uma montagem digital.

Bobbé relata na revista Vogue que sua intenção foi capturar o homem junto com seu alter-ego feminino. “Com o poder de cabelo e maquiagem, se transformam completamente! É um encontro com seus lados femininos, enquanto também mostram masculinidade”, explica.

O fotógrafo parece concretizar sua intenção. A maquiagem da versão feminina realmente transforma a expressão de maneira profunda e, quando posta lado a lado com a versão masculina, discreta, gera um contraste instigante e provocador. Apesar de Bobbé afirmar que seu interesse foi, ao menos a princípio, puramente visual, o ensaio tomou um corpo muito mais profundo de reflexão. Se, em um plano superficial, a questão principal é a de gênero, em um olhar mais profundo e demorado o autor afirma que o ensaio acaba tocando em dualidades internas que todos possuímos e, quando externalizadas, ficam mais evidentes.

 

Compartilhe:

autor do post

Diogo Carreira

Formado Bacharel em filosofia pela UERJ e mestrando do programa de pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, faz parte do corpo editorial da revista Ensaios Filosóficos e do blog Filosofia Ocupada. Concluiu o curso de Concepção em Fotografia pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentro do campo filosófico realiza pesquisa na obra de Jean-Paul Sartre e no campo da arte pesquisa a relação imagem/percepção.

Uma resposta para “Half-drag”

  1. John disse:

    Pirei na segunda ruiva!

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.