O disfarce das cores

por Vitor Ebel em 20 de fevereiro de 2012

Marcos Lopez nasceu na cidade de Santa Fé, Argentina, em 1958. Seu interesse pela fotografia surgiu quando cursava a faculdade de engenharia, mas logo decidiu abandonar as aulas para se dedicar completamente à fotografia. Nos anos 80 e 90 o argentino se dedicou à projetos fotográficos e às discussões em um núcleo de fotógrafos, com o objetivo de pesquisa, crítica e investigação da fotografia como meio de expressão. Suas obras são representadas por galerias em Buenos Aires, Madrid e Milão, onde mostram seus trabalhos regularmente nas principais feiras de arte contemporânea.

Suas fotografias são carregadas de referências culturais argentinas, humor e ironia, personagens com estereótipos latino-americanos, com um sarcasmo inteligente e provocador. As cores contrastantes e saturadas têm uma importância significativa na estética e na linguagem de suas fotografias, o fotógrafo diz utilizá-las desse modo para disfarçar as tristes e violentas realidades latino-americanas. Além de disfarce, as cores estão ligadas aos estereótipos abordados nas fotografias de modo exagerado, tornando-as algo artificial e mentiroso, uma crítica sobre a fotografia e sua relação com a “realidade”. Sua obra é conhecia como triunfo da cópia sobre o original.

“Também me interessa o êxito ou o dinheiro, não sou Madre Teresa de Calcutá, mas minhas fotos são pintadas pela dor da periferia, a fome e a violência, cotidiano das cidades. Quando tom Jobim e Vinícius de Moraes escreviam poemas em um bar de Ipanema, ao mesmo tempo escutava-se o eco das metralhadoras no fogo cruzado dos policiais, traficantes e o exército das favelas no morro mais próximo. Procuro refletir essa contradição de beleza, injustiça e morte cotidiana em minhas imagens”

marcoslopez.com

    Auto retrato, 1996

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.