My Dearest Javanese Concubine

por Diogo Carreira em 16 de julho de 2012

Um ensaio no mínimo perturbador. My Dearest Javanese Concubine retrata a história de amor entre Tira, um transgênero deformado por uma série de operações cirúrgicas, e Gunawan, um rapaz de rua desempregado e sem família. Em meio a dor, alegria, intolerância, pobreza, cicatrizes, prostituição, Deus e mortalidade (Tira é portadora do vírus HIV e Gunawan tem relações sexuais com ela de forma desprotegida), o fotógrafo Luca Desienna nos relata o que lhe disse Tira: “Luca, as pessoas não sabem o que eu sou, e eles não querem saber… eles simplesmente param na entrada e ficam lá, olhando… olhando para a superfície.”

Luca revela que sua intenção é forçar o conceito moderno de amor e beleza através do drama e da dor que a história destas duas pessoas transmite. Muitas das fotos são apresentadas desfocadas ou em movimento, as formas se misturam e muitas das vezes demoramos a entender o que estamos vendo. A maior parte do ensaio é registrado na residência do casal, de apenas quatro metros quadrados, sufocante. Com suas fotografias, Luca nos mostra parte do que existe sob a superfície de Tira e nos convida a conhecê-la melhor. Este ensaio é a primeira parte de um projeto que visa contar a história íntima de pessoas em nosso mundo contemporâneo que fogem ao sistema binário de gênero.

Muito premiado, tendo exposto por toda Europa em eventos como FOTO8 Summer Show e o Padova Art Fair e publicado em revistas como The British Journal of Photography, Vanity Fair e Intelligence in Lifestyle, dentre outras, o fotógrafo Luca Desienna dispensa comentários quanto a sua extensa biografia, que afirma a qualidade do artista.

+ www.desienna.com

Compartilhe:

autor do post

Diogo Carreira

Formado Bacharel em filosofia pela UERJ e mestrando do programa de pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, faz parte do corpo editorial da revista Ensaios Filosóficos e do blog Filosofia Ocupada. Concluiu o curso de Concepção em Fotografia pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentro do campo filosófico realiza pesquisa na obra de Jean-Paul Sartre e no campo da arte pesquisa a relação imagem/percepção.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.