Nado Sincronizado – por Tomasz Gudzowaty

por Vitor Ebel em 21 de maio de 2012

O nado sincronizado é um esporte que vem crescendo desde sua origem, até ser considerado uma modalidade esportiva totalmente organizada, internacionalmente competitiva e incorporada aos Jogos Olímpicos em 1984. O esporte, predominado pelas mulheres, embora homens também compitam, é conhecido por ser elegante e gracioso, no qual os atletas aliam a sensibilidade teatral, a força, flexibilidade e resistência aeróbica, proporcionando aos atletas de alto rendimento um treinamento diário de até 5 horas.

O fotógrafo polonês Tomasz Gudzowaty produz um ensaio fotográfico com imagens subaquáticas que abordam o nado sincronizado com toda a plasticidade estética correspondente a esse esporte. Com belos tons de cinza e um contraste com ótima qualidade e muito bem distribuído, o fotógrafo capta momentos que traduzem algumas características, detalhes, sincronismo e simetria deste esporte.

Tomasz Gudzowaty nasceu no ano de 1971, em Varsóvia, Polônia. É conhecido por ganhar vários prêmios internacionais com sua fotografia. No inicio de sua carreira se interessou em fotografia humanística e ao ensaio fotográfico em preto e branco, nos últimos anos começou a se concentrar na fotografia esportiva, produzindo ensaios sobre esportes não convencionais, exóticos e não “comerciais”. Em seu site estão disponíveis outros ensaios sobre esportes e assuntos sociais.

gudzowaty.com

 

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Uma resposta para “Nado Sincronizado – por Tomasz Gudzowaty”

  1. BA MORETTI disse:

    primeira e penúltima foto são tão lindas

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.