Nollywood

por Vitor Ebel em 8 de maio de 2012

A indústria cinematográfica nigeriana é uma das maiores do mundo, produzindo cerca de mil filmes ao ano, com orçamentos e produções de baixo custo. Nollywood, como é conhecida, aborda temas do cotidiano, romance, assuntos familiares, comédia, corrupção, violência, prostituição, entre outros assuntos ficcionais sobre a cultura local. Um continente com uma rica tradição de histórias populares transmitidas via oral e escrita, nos últimos anos têm a possibilidade de transportar suas histórias em meios de mídias populares e de massa, como o cinema.

A partir desse tema o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo produziu a série fotográfica Nollywood, na qual produz uma série de retratos encenados representando e caracterizando sets de gravações dessa indústria. As fotografias foram capturadas em uma câmera médio formato, atores locais recriam personagens e temas inspirados em Nollywood. O trabalho final resulta em belas fotografias que vagam entre o documentário e a ficção sobre o imaginário local. Pieter Hugo é um grande fotógrafo contemporâneo, em seu site estão disponíveis outras séries fotográficas.

pieterhugo.com

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.