Nosso obrigado aos envolvidos na exposição “O mundo está em nossas mãos”

por Sergio Antonio Ulber em 21 de junho de 2012

Conforme divulgado recentemente no blog da Foto Grafia, nossa equipe realizou a curadoria da exposição fotográfica “O mundo está em nossas mãos”, aberta ao público dia 04/06, instalada no Museu do Planetário, na Gávea, Rio de Janeiro, até dia 30 de junho. A exposição faz parte da programação da “Rio+20 e Você: O Futuro que Queremos no Universo do Desenvolvimento Sustentável”, uma agenda de 58 eventos para diferentes tipos de público.

Aqui aproveitamos para parabenizar e agradecer o Instituto Humanitare por acreditar no poder transformador da fotografia, ferramenta conscientizadora de registro e expressão. Conforme escreveu Susan Sontag*, as fotos podem não criar uma posição moral, mas podem reforçá-la, e podem ajudar a desenvolver uma posição moral ainda embrionária.

Pessoas que não sabem ler ou com dificuldades de leitura têm a capacidade de interpretar as informações de uma imagem – e não podemos deixar de incluir nesse contexto as crianças. Buñuel, quando questionado sobre o motivo por que fazia filmes, respondeu que era “para mostrar que este não é o melhor dos mundos possíveis”**. Com esta exposição nosso objetivo é levar este ideal a qualquer indivíduo que visite a instalação. As fotografias expostas mostram as duas faces do nosso mundo, revelam as beleza e as desventuras, que, lado a lado, convidam à reflexão. Para construir um futuro precisamos olhar atentamente ao passado e também para o presente. As imagens congeladas pontualmente pelos exímios fotógrafos latino-americanos, que imediatamente aceitaram participar desta exposição, nos mostram frações de tempo, nos ajudam a questionar nosso presente e pensar o nosso futuro. Saber explorar o poder da fotografia em prol de um bem maior com competência e comprometimento é uma atividade que merece nosso respeito e admiração. Agradecemos aos fotógrafos e aos envolvidos nesta ação.

Exposição fotográfica O mundo está em nossas mãos

Organização: Instituto Humanitare

Curadoria: Revista Foto Grafia

Fotógrafos participantes: Adriana Zehbrauskas, Adriano Gambarini, Celso Oliveira, Cristina Mittermeier, Hérico Hiller, Izan Petterle, Lucas Amorelli, Maurício Lima, Tiago Santana e Zé Paiva

Visitação: até dia 30/06, as 8 h às 21 h.

Local: Museu do Planetário / Contorno externo da Cúpula Carl Sagan

Endereço: Rua V-gov. Rubens Berardo, 100 – Gávea - Rio de Janeiro – RJ

Entrada gratuita

Especificações técnicas: 10 painéis de 2 x 1.20 m com 4 fotografias cada

-

* Trecho retirado do livro Sobre Fotografia, de Susan Sontag (1933-2004), publicado originalmente em 1977, nos EUA, pela Farrar Straus & Giroux, mesmo ano em que ganhou o National Book Crities Cirele Award. Em 2004 foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras com tradução de Rubens Figueiredo. 

** Susan Sontag citando Buñuel no mesmo livro descrito acima. 

Compartilhe:

autor do post

Sergio Antonio Ulber

Integra o conselho editorial da Foto Grafia, é responsável pelo blog e pela redação da revista e sócio da LAPIS Comunicação e Cultura. Formado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Fotografia na mesma instituição.

Uma resposta para “Nosso obrigado aos envolvidos na exposição “O mundo está em nossas mãos””

  1. Marinês disse:

    Parabéns Sergio Antonio!!!!
    Sinto orgulho de seu trabalho, sério, competente, sempre preocupado com o nosso amanhã….lute mesmo por este lindo planeta!

    Um abração e continue firme em seu propósito!!!
    Marinês.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.