Os últimos dias de Shishmaref

por Vitor Ebel em 3 de julho de 2012

Shishmaref é uma comunidade da costa do Alaska, localizada cerca de 20 quilômetros ao sul do circulo polar ártico. É uma das centenas de comunidades do Alaska que vêm sofrendo com o aquecimento global, com inundações oriundas do degelo do mar e erosões causadas pelas fortes ondas. Estima-se que até 2020 a comunidade de 600 habitantes terá que deixar sua terra natal, Shishmaref.

A fotógrafa holandesa Dana Lixenberg conviveu e fotografou esta comunidade durante várias semanas, durante o inverno e verão de 2007, para produzir o ensaio fotográfico que gerou o livro The Last Days of Shishmaref (Os Últimos Dias de Shishmaref). Com sua câmera 4×5 polegadas e seu tripé, Lixenberg fotografa costumes da cultura local, naturezas-mortas, retrata os habitantes e seus lares com intimidade, sob um rigor composicional particular do equipamento que a fotógrafa opta em trabalhar. Sua abordagem é a relação dos habitantes e a paisagem que os cerca. Com equilíbrio, apresenta as tradições culturais vindas de gerações passadas e o futuro incerto desta comunidade.

Dana Lixenberg nasceu na Holanda, em 1964, estudou fotografia no London College of Printing e na Gerrit Rietveld Academie de Amsterdã. Atualmente vive e trabalha entre Nova Iorque e Amsterdã, em projetos pessoais comissionados e publicados em importantes veículos de comunicação do mundo.

danalixenberg.com

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.