Paolo Roversi

por Carola Santos em 6 de março de 2012

Paolo Roversi é um fotógrafo italiano que conquistou visibilidade internacional nos anos 1980, quando fotografou para uma campanha da Christian Dior, mas a sua relação com a fotografia começou muito antes. Em meados dos anos 60, aos 17 anos,  viajou para a Espanha com a família. Ao retornar à cidade de Ravenna, Itália, local onde nasceu, juntou-se  a um amigo e montou um quarto escuro para revelar e imprimir suas primeiras imagens em preto e branco.

Seu  trabalho de estreia foi a cobertura de um funeral do poeta modernista Ezra Pound. A partir de 1970, Roversi abriu em Ravenna seu primeiro estúdio profissional  fotografando celebridades locais e suas famílias. Em 1971, ele conheceu  Peter Knapp, que o convidou para visitar Paris  (1973) e nunca a deixou. Roversi fotografou para “Elle”, “Depeche Mode” e “Marie Claire.

Algumas de suas marcas registradas são a utilização de filme formato 8×10  e a preferência por retratos austeros em preto e branco, com profundidade. Segundo o fotógrafo, em entrevista para a Vogue Italiana, seu estilo foi desenvolvido por acidente, ele nunca pensou em fazer nada intencionalmente, e comenta que as névoas de Ravenna acabaram ficando em sua fotografia.

Roversi já lançou mais de cinco livros, tem seu trabalho publicado em  revistas como  I-D, Vogue Itália, L’Uomo, Vogue Paris, W Magazine, e em campanhas internacionais de Comme des Garcons, Channel,  Armani, Yves Saint Laurent,  e por aí vai…

paoloroversi.com

Compartilhe:

autor do post

Carola Santos

É Designer de moda, e cursa pós-graduação em fotografia, é pesquisadora em lifestyle e professora de Pesquisa de Moda e Criação em SC. Escreve para o blog da Revista Fotografia com o intuito de desvendar o que é uma autentica fotografia de moda e buscar sobre quem realmente a faz.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.