Quilombo Urbano

por Diogo Carreira em 26 de junho de 2012

Sebastian Liste é um jovem fotógrafo espanhol que realizou trabalhos em diversas comunidades urbanas nos países por onde passou. Atualmente está concentrado em dois projetos paralelos, um no Mar Mediterrâneo e outro na América-do-Sul, mais especificamente aqui no Brasil, na cidade de Salvador.

O projeto se chama “Quilombo Urbano”, foi vencedor do prêmio de fotografia britânico Terry O’Neill, com belas imagens em preto e branco. Sebastián retratou o cotidiano e as relações interpessoais de mais de sessenta famílias que ocuparam o “Galpão da Araujo Barreto”, uma antiga fábrica de chocolate, e passaram a construir suas vidas lá desde 2003. Temas como a ocupação de grandes instalações urbanas, sociedades marginais (no sentido de estarem à margem de seus direitos), drogas, prostituição, permeiam este trabalho. As marcas do abandono do Estado e da luta pela sobrevivência na selva de pedra, que se tornaram os grandes centros urbanos, estão gravadas nas paredes do Galpão e na pele de seus habitantes. Sebastian Liste nós traz um belíssimo trabalho onde mescla a questão social e a arte fotográfica.

www.sebastianliste.com

Compartilhe:

autor do post

Diogo Carreira

Formado Bacharel em filosofia pela UERJ e mestrando do programa de pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, faz parte do corpo editorial da revista Ensaios Filosóficos e do blog Filosofia Ocupada. Concluiu o curso de Concepção em Fotografia pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentro do campo filosófico realiza pesquisa na obra de Jean-Paul Sartre e no campo da arte pesquisa a relação imagem/percepção.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.