Fotógrafo: Cristiano Trad
Minas Gerais começou o ano de 2012 com fortes chuvas, principalmente na região da Zona da Mata. O número de cidades no estado em situação de emergência chegou a 87 nas duas primeiras semanas do ano. Nove pessoas morreram. Em todo o estado, mais de duzentas pontes foram destruídas pela força das águas. Uma delas ficava em Guidoval, um dos municípios mais afetados pelas enchentes. Muita água, muito sofrimento, muita angústia, muita dor e muita solidariedade.
“Por lá, as cidades mais pareciam um cenário pós-guerra”, relata o fotógrafo Cristiano Trad. “Paredes caídas, carros de cabeça para baixo, móveis, fogões e geladeiras espalhados pelas ruas, casas inteiras no chão”. Para ele, é muito difícil encontrar palavras que possam traduzir o que viu e o que sentiu.
As imagens que compõem este ensaio foram captadas com um iPhone 4. Apesar de existirem celulares com câmeras melhores, o fotógrafo explica que uma das grandes evoluções trazidas com este aparelho é a facilidade de editar e compartilhar as imagens em questão de segundos. Inclusive o termo iPhonegraphy surge para identificar este tipo de fotografia.
Mineiro, Cristiano Trad nasceu em 1982. É aficionado pela fotografia como arte e profissão.  Formado em Design Gráfico, vem atuando há mais de dois anos como repórter fotográfico dos jornais O Tempo, Supernotícia e Pampulha. Em 2011, Trad foi vencedor do concurso nacional Vladimir Herzog de anistia e direitos humanos com uma série de reportagens sobre saneamento básico na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Cristiano faz parte do coletivo internacional uaiPhone, fundado em 2010, integrado por fotógrafos dedicados a promover o seu trabalho e apresentar a fotografia móvel como uma forma importante na evolução da área. Com uma visão unificada e uma paixão dedicada, os fotógrafos do coletivo capturam opiniões sobre o mundo e compartilham suas histórias. A perspicácia destes fotógrafos transforma os celulares em poderosas câmeras fotográficas, com a capacidade de obter registros impressionantes como estes apresentados no ensaio Guidoval.
Site:   www.uaiphone.com
E-mail: cristianotrad@gmail.com

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-09/

    Cássio Vasconcellos realiza centenas de fotografias aéreas e une as imagens em uma só, criando cenas panorâmicas apresentadas em enormes e impressionantes painéis. Alexandre Severo registra o dia-a-dia de três crianças albinas, filhas de pais negros, que vivem na favela V-9, em Pernambuco, e tem fotografia selecionada pela agência Reuters como uma das Imagens do Ano (Pictures of the Year). A fotógrafa Anna Kahn consegue, com muita sensibilidade, fotografar o ausente, lançando um novo olhar a respeito das vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro. Breno Rotatori presenteou sua avó com uma câmera analógica e registrou os atos fotográficos dela com sua câmera digital, criando dípticos que, além de transmitir uma sensação de tridimensionalidade, apresentam imagens que parecem estar em outro espaço-tempo. O foco seletivo de Claudio Edinger traz a Serra Catarinense em belas imagens que mostram os habitantes e as paisagens de uma região que, para o fotógrafo, parece ser de outro país. Pedro Motta fecha a edição com o projeto Reação Natural, revelando a sobrevida da natureza em meio ao caos urbanos, com imagens de plantas que se adaptam ao concreto e de construções que respeitam o espaço da natureza.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-08/

    Rosely Nakagawa, curadora fotográfica atuante no mercado há mais de 30 anos, analisa o trabalho da fotógrafa Elisa Elsie na Leitura de Portfólio. Iatã Cannabrava, fotógrafo, curador e produtor cultural, vislumbra o futuro da produção cultural no Brasil e fala sobre o fazer coletivo, algo que vem se tornando cada vez mais comum. Na coluna Click Literário, de Marcelo Juchem, a discussão gira em torno do livro A Câmera Clara, de Roland Barthes. Em Luz para todos, reportagem da seção Universo Fotográfico, o assunto da vez é a fotografia humanitária, área em que profissionais engajados transformam seu trabalho em ferramentas de transformação social. Ensaios fotográficos, projeto de capa, artigos científicos e indicações na rede completam a edição, que está imperdível.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-07/

    A revista destaca a participação de Luiz Garrido na Leitura de Portfólio, entrevista com Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, sobre a importância da preservação dos arquivos iconográficos e a matéria sobre Cinematografia com a colaboração de importantes nomes do cinema nacional. A edição conta também com Susan Sontag na coluna Click Literário, indicações na rede, ensaios fotográficos e artigos científicos elaborados por leitores da revista.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-06/

    Opinião com Simonetta Persichetti, Leitura de Portfólio com Adriano Gambarini, Fotopintura Contemporânea, Evgen Bavcar na Coluna Click Literário, Ensaios Fotográficos, Artigos Científicos, Projeto de Capa e Indicações.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-05/

    A revista destaca a participação de dois grandes nomes da fotografia brasileira: o Fotojornalista Evandro Teixeira, analisando o portfólio de uma jovem fotógrafa que atua neste ramo há apenas quatro anos e a Editora da antiga revista Iris Foto, Denise Camargo, opinando sobre a disponibilização gratuita de conteúdos fotográficos na internet. A jornalista Karina Pizzini fala sobre a edição de imagens, um mercado de trabalho amplo, mas carente de profissionais capacitados. A edição conta também com os ensaios fotográficos e artigos científicos elaborados por leitores da revista Foto Grafia.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-04/

    Conheça a mostra, os artistas e as obras brasileiras que foram ao PIP 2010 (Pingyao International Photography Festival), um dos maiores festivais de fotografia do mundo, realizado na cidade de Pingyao, China. A matéria é de autoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, Curadoras da mostra “Um Certo Brasil”. Há mais de 30 anos atuando no mercado fotográfico, experiência profissional é o que não falta ao Kazuo Okubo, Fotógrafo que analisou o projeto “Como Você Se Vê?”, de Raphael Delesderrier, artista com 4 anos de carreira. O Professor Marcelo Juchem estréia sua Coluna sobre obras literárias fornecendo diversas dicas para auxiliar os Fotógrafos na hora de escolher o melhor livro para tirar da prateleira.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-03/

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-02/

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-01/

    download

    issuu

Deixe uma resposta