Observar o mundo por uma nova perspectiva, de cima, e mostrar as paisagens que dificilmente o olhar humano, que fica rente ao chão, poderia ver. Este tem sido o foco do trabalho recente do fotógrafo paulista Cássio Vasconcellos, que tem dedicado seu tempo à tomada de cenas aéreas. Ver o mundo do alto faz parte da rotina de Cássio, que tirou o brevê e também pilota helicópteros, um sonho que alimentou desde que era menino.

Lá de cima, o fotógrafo consegue fazer registros inusitados e, através da manipulação e da montagem destas capturas, compõe cenas panorâmicas que formam grandes painéis. São mosaicos fotográficos impressionantes, que mostram desde o caos das grandes cidades, como o acúmulo de milhares de pessoas (caso da imagem É NÓIS, que ilustra esta página) ou o tráfego de veículos (nas fotos feitas sobre o Ceasa, em São Paulo, p. 18-19), até a estranha ordem existente em uma praia ou em aviões estacionados em um aeroporto.

Estas imagens feitas por Cássio são criadas a partir de centenas de outras fotografias. A imagem aérea do aeroporto, por exemplo, resultou de registros feitos no sobrevôo de helicóptero em 8 aeroportos: 5 no estado de São Paulo e 3 nos Estados Unidos. Ele registrou todos os tipos de aviões e a movimentação que há nestes lugares. As fotografias foram recortadas e os elementos que compõem a imagem final foram recolocados um a um. “A ideia do trabalho é mostrar as conexões que existem entre estes lugares em uma forma que se assemelha a neurônios, um desenho quase orgânico”, explica Cássio Vasconcellos.

De longe, a imagem até parece uma fotografia abstrata, mas no tamanho em que foi pensada para impressão (2 metros de largura por 5 metros de comprimento), permite que, de perto, possam ser vistos todos os detalhes captados pela lente do fotógrafo.

Trabalho semelhante, Cássio fez no projeto intitulado Coletivo, de 2008, que teve grande repercussão no país. O artista criou um mosaico fotográfico, de 12 metros de extensão por 2,20 metros de altura, formado por 50 mil carros colocados lado a lado. De longe, a impressão é de estar vendo uma enorme tapeçaria cheia de pontos coloridos. De perto, é possível ver os detalhes de cada veículo, um mar de carros fotografados em sobrevôos feitos em grandes pátios de recolhimento de veículos apreendidos ou abandonados.

Como afirma Nelson Brissac, professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, no texto de apresentação do projeto, “o painel fotográfico está ancorado nesse dispositivo de mobilização do observador, de deslocamento do ponto de vista. O quadro fotográfico clássico em geral opera como um molde, formatando a composição da paisagem. Aqui, ao contrário, o painel opera por modulação, engendrando uma superfície que se configura em variação contínua”.

Cássio Vasconcellos nasceu em São Paulo, em 29 de setembro de 1965. Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Durante sua carreira, seu trabalho pessoal, sempre voltado a projetos artísticos, percorreu muitas galerias e museus no Brasil e pelo mundo, participando de mais de 130 exposições em 18 países. Neste período, o fotógrafo paulista foi agraciado com o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, na categoria Arte, em 1995, com o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2001, e o Prêmio de Melhor Exposição de Fotografia do Ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, em 2002.

 

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-09/

    Cássio Vasconcellos realiza centenas de fotografias aéreas e une as imagens em uma só, criando cenas panorâmicas apresentadas em enormes e impressionantes painéis. Alexandre Severo registra o dia-a-dia de três crianças albinas, filhas de pais negros, que vivem na favela V-9, em Pernambuco, e tem fotografia selecionada pela agência Reuters como uma das Imagens do Ano (Pictures of the Year). A fotógrafa Anna Kahn consegue, com muita sensibilidade, fotografar o ausente, lançando um novo olhar a respeito das vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro. Breno Rotatori presenteou sua avó com uma câmera analógica e registrou os atos fotográficos dela com sua câmera digital, criando dípticos que, além de transmitir uma sensação de tridimensionalidade, apresentam imagens que parecem estar em outro espaço-tempo. O foco seletivo de Claudio Edinger traz a Serra Catarinense em belas imagens que mostram os habitantes e as paisagens de uma região que, para o fotógrafo, parece ser de outro país. Pedro Motta fecha a edição com o projeto Reação Natural, revelando a sobrevida da natureza em meio ao caos urbanos, com imagens de plantas que se adaptam ao concreto e de construções que respeitam o espaço da natureza.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-08/

    Rosely Nakagawa, curadora fotográfica atuante no mercado há mais de 30 anos, analisa o trabalho da fotógrafa Elisa Elsie na Leitura de Portfólio. Iatã Cannabrava, fotógrafo, curador e produtor cultural, vislumbra o futuro da produção cultural no Brasil e fala sobre o fazer coletivo, algo que vem se tornando cada vez mais comum. Na coluna Click Literário, de Marcelo Juchem, a discussão gira em torno do livro A Câmera Clara, de Roland Barthes. Em Luz para todos, reportagem da seção Universo Fotográfico, o assunto da vez é a fotografia humanitária, área em que profissionais engajados transformam seu trabalho em ferramentas de transformação social. Ensaios fotográficos, projeto de capa, artigos científicos e indicações na rede completam a edição, que está imperdível.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-07/

    A revista destaca a participação de Luiz Garrido na Leitura de Portfólio, entrevista com Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, sobre a importância da preservação dos arquivos iconográficos e a matéria sobre Cinematografia com a colaboração de importantes nomes do cinema nacional. A edição conta também com Susan Sontag na coluna Click Literário, indicações na rede, ensaios fotográficos e artigos científicos elaborados por leitores da revista.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-06/

    Opinião com Simonetta Persichetti, Leitura de Portfólio com Adriano Gambarini, Fotopintura Contemporânea, Evgen Bavcar na Coluna Click Literário, Ensaios Fotográficos, Artigos Científicos, Projeto de Capa e Indicações.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-05/

    A revista destaca a participação de dois grandes nomes da fotografia brasileira: o Fotojornalista Evandro Teixeira, analisando o portfólio de uma jovem fotógrafa que atua neste ramo há apenas quatro anos e a Editora da antiga revista Iris Foto, Denise Camargo, opinando sobre a disponibilização gratuita de conteúdos fotográficos na internet. A jornalista Karina Pizzini fala sobre a edição de imagens, um mercado de trabalho amplo, mas carente de profissionais capacitados. A edição conta também com os ensaios fotográficos e artigos científicos elaborados por leitores da revista Foto Grafia.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-04/

    Conheça a mostra, os artistas e as obras brasileiras que foram ao PIP 2010 (Pingyao International Photography Festival), um dos maiores festivais de fotografia do mundo, realizado na cidade de Pingyao, China. A matéria é de autoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, Curadoras da mostra “Um Certo Brasil”. Há mais de 30 anos atuando no mercado fotográfico, experiência profissional é o que não falta ao Kazuo Okubo, Fotógrafo que analisou o projeto “Como Você Se Vê?”, de Raphael Delesderrier, artista com 4 anos de carreira. O Professor Marcelo Juchem estréia sua Coluna sobre obras literárias fornecendo diversas dicas para auxiliar os Fotógrafos na hora de escolher o melhor livro para tirar da prateleira.

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-03/

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-02/

    download

    issuu

  • http://www.revistafotografia.com.br/revista/foto-grafia-01/

    download

    issuu

Deixe uma resposta