Saiba mais sobre os autores citados no texto de Denise Camargo

por Sergio Antonio Ulber em 16 de maio de 2011

Quatro autores são citados no texto “Interatividade é chave para conteúdos fotográficos na internet”, escrito por Denise Camargo e publicado na quinta edição da Foto Grafia. O artigo dela é recheado de tantas informações relevantes que talvez você nem parou para pensar na importância destes caras dentro do universo fotográfico (e também fora dele). Então, com vocês, os quatro mestres:

 

Screenshot da matéria escrita por Denise Camargo, disponível na Foto Grafia #05

Philippe Dubois

Considerado um dos principais pesquisadores da atualidade no campo da estética da imagem e da figura, particularmente em assuntos relacionados à fotografia, cinema e vídeo, Dubois foi professor da Universidade de Liège (Bélgica), é professor da Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle –, onde é também Diretor da Unidade de Formação de Pesquisa “Cinema Audiovisual”, e conquistou notoriedade internacional ao publicar seu primeiro livro, “O Ato Fotográfico e Outros Ensaios” (Papirus, 1993). Tem extensa obra publicada em revistas de vários países, com ensaios sobre Jean-Luc Godard, o cinema moderno e as relações entre arte e tecnologia.

Download: entrevista com Phillipe Dubois (2003)

Arlindo Machado

Foi condecorado com o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1995, é Doutor em comunicação, professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo), autor de diversos livros e curador de exposições nacionais e internacionais. Atuou como crítico de fotografia e vídeo na Folha de São Paulo entre 1984 e 1986, participou do corpo de jurados de importantes festivais nacionais e internacionais, dirigiu seis filmes de curta metragem (16 e 35 mm) e três trabalhos de multimídia. Suas pesquisas compreendem o cenário das “imagens técnicas”, imagens produzidas por meio de tecnologias, como, por exemplo, a fotografia, o cinema, a televisão e todas as mídias atuais.

O livro A Ilusão Especular – Introdução à Fotografia, também citado pela Denise, foi publicado em 1984 através de uma ação conjunta entre a Editora Brasiliense e o Instituto Nacional da Fotografia/Funarte. Este é um dos textos mais citados em teses acadêmicas relacionadas à fotografia no Brasil e a obra é considerada uma referência obrigatória para fotógrafos e pesquisadores.

Andreas Müller-Pöhle

Nasceu em Brunswick, Alemanha, em 1951. Estudou economia e comunicação na Universidade de Hannover e na Universidade de Göttingen. É Escritor, Filósofo, Crítico, Fotógrafo e, desde 1980, é Editor da revista European Photography. Editou o livro “Die Schrift – Hat Schreiben Zukunft?” (Göttingen, 1987), escrito por Vilém Flusser (Praga, 1920 – 1991), Filósofo Tcheco naturalizado brasileiro. Em 1986 fundou a Edição Flusser. Entre 1997 e 2004 foi Professor visitante do Instituto Superior de Belas Artes (Higher Institute for Fine Arts), Antwerp, Bélgica. Vencedor do Prêmio Reind M. De Vries European Photography (2001), premiação que apóia a fotografia no sentido mais amplo da palavra. Em 2005 fundou o Eye-Mind, um workshop de fotografia contemporânea e novas mídias cujo principal objetivo é analisar trabalhos de fotógrafos para fornecer o suporte conceitual e prático para futuros projetos. Já realizou diversas exposições coletivas e individuais em cidades como São Paulo, Rio de janeiro, Paris, Berlim, Shanghai, Filadélfia, etc. Reside em Berlim, Alemanha.

+ muellerpohle.net

André Rouillé

Professor na Universidade Paris 8, autor de sete obras sobre fotografia e sobre arte contemporânea. É diretor do paris-art.com, o primeiro site em francês sobre arte contemporânea, fotografia, video, design e dança. Participou de diversos colóquios em cidades como Paris, Nova York, Amsterdam, Lisboa, Milão, Atenas, Florença, Barcelona, São Paulo, Jerusalém, Praga, Hong Kong, Rio de Janeiro, Moscou, etc. Foi redator-chefe da revista La Recherche Photographique (1982-1992) e curador de diversas exposições ao redor do mundo.

Em 2009, o livro “A fotografia: entre documento e arte contemporânea”, de sua autoria, foi traduzido no Brasil pela Editora Senac.

-

Referências

http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/153/Philippe-Dubois.aspx

http://feaznar.multiply.com/journal/item/152/Entrevista_Philippe_Dubois

http://pt.wikipedia.org/wiki/Philippe_Dubois

http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Arlindo+Machado

http://www.zahar.com.br/catalogo_autores_detalhe.asp?aut=Arlindo+Machado

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/qtv290820012.htm

http://www.acax.hu/index.php?pageid=282&NOCACHE=1&language=en

http://www.prixpictet.com/users/view/916

http://www.mocp.org/collections/permanent/mullerpohle_andreas.php

http://www.european-photography.com/labor/lab_mp.shtml

http://www.fotoclubef508.com/blog/?p=13463

http://www.fotoclubef508.com/blog/?tag=andre-rouille

http://youpode.com.br/blog/youfoto/2010/04/12/andre-rouille-o-frances-carrioca/

http://lenteculturalcoletivofotografico.blogspot.com/2010/03/andre-rouille-brasilia.html

-

Compartilhe:

autor do post

Sergio Antonio Ulber

Integra o conselho editorial da Foto Grafia, é responsável pelo blog e pela redação da revista e sócio da LAPIS Comunicação e Cultura. Formado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Fotografia na mesma instituição.

Uma resposta para “Saiba mais sobre os autores citados no texto de Denise Camargo”

  1. [...] TweetCONTINUE READING TO SOURCE Saiba mais sobre os autores citados no texto de Denise Camargo [...]

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.