The Seventh Wave

por Vitor Ebel em 22 de agosto de 2012

Trent Parke, o primeiro fotógrafo australiano associado a agência Magnum, começou a fotografar aos 12 anos de idade, utilizando a câmera Pentax de sua mãe e a lavanderia de sua casa como câmera escura. Parke nasceu em 1971, atuou primeiramente como fotojornalista e, atualmente, trabalha também em projetos autorais abordando temas australianos.  O fotógrafo declara que não tem a intenção de trabalhar com temas que não sejam de seu país, porque, além de não precisando ir tão longe para produzir um projeto, acredita que onde vive existem vários assuntos em que a fotografia pode ser aplicada.

As fotografias a seguir são de seu fotolivro, The Seventh Wave, publicado em 2000. Com este projeto Parke mostra a relação dos habitantes da Austrália com a água, com o mar. São habitantes de um país em que o mar e a praia estão intimamente ligados aos aspectos geográficos e culturais. Com a estética do preto e branco, o fotógrafo nos apresenta o assunto de uma forma poética, onde o claro e o escuro, as luzes e as sombras se contrastam para darem forma ao conteúdo. Trabalhando com enquadramentos que fogem muitas vezes do senso comum, Trent Parke nos traz uma visão diferenciada da relação das pessoas com o mar, utilizando a fotografia como um meio de mostrar o que está superficialmente invisível, até que um fotógrafo nos apresente o que não estamos condicionados a enxergar.

+magnumphotos.com/trent.parke

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.