Vik Muniz

por Suelen Figueiredo em 21 de abril de 2011

Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, 50, é um artista plástico, fotógrafo e desenhista brasileiro muito conhecido no exterior, onde vive desde os 23 anos.

Começou a trabalhar com arte fazendo esculturas e depois incorporou a fotografia em seus trabalhos, sempre registrando suas obras. “Comprei minha primeira câmera apenas aos 27 anos”, conta. Boa parte delas são desenhos criados com materiais diversos como arame, açúcar, chocolate, doce de leite, catchup, poeira e sucata. “Não é bem o material ou o tema, o inusitado é como essas coisas se relacionam”.
O retrato de Monalisa em pasta de amendoim e geléia, Elizabeth Taylor desenhada com diamantes e o Frankenstein em caviar são obras da série “The Best Of Life”.
“A série The Best of Life são desenhos de fotografias muito famosas feitas completamente da memória. Quando os desenhos eram bons o suficiente para se parecer como uma má reprodução da imagem original, eu os fotografei e imprimi com a mesma amostra de tons que nós normalmente vemos nessas imagens. Nesses trabalhos eu tentei encontrar como a fotografia se parece em nossa cabeça quando não estamos olhando para ela. Elas trazem as estruturas das famosas fotos, mas, na verdade, são muito diferentes” explica o artista.
Suas obras podem ser encontradas em importantes acervos, como da Tate Modern e do Victoria & Albert Museum, ambos em Londres.
Muniz foi curador da mostra “Artist’s Choice”, a convite do Museum of Modern Art (MoMA New York) e em sua exposição em São Paulo, estiveram séries famosas como “Pictures of Chocolate” (1997), retratos recriados com chocolate derretido, “Pictures of Clouds” (2001), registros de nuvens artificiais feitas com a fumaça de um avião, “The Best of Life” (1989), e outras bastante recentes, como ”Pictures of Garbage” (documentário brasileiro indicado ao Oscar), de 2009. Este último foi feito com ajuda do seu próprio tema: catadores de lixo do aterro de Gramacho (RJ), que, após serem fotografados, trabalharam ao lado do artista no processo de montagem das obras, selecionando as imagens.

+ vikmuniz

 

-

 

 

Veja outros posts

Envie seu trabalho

Siga-nos no Twitter: @grupolapis@foto_grafia

-

Fale conosco: contato@revistafotografia.com.br

 

 

Compartilhe:

autor do post

Suelen Figueiredo

Aspirante a jornalista, produtora de moda freelancer e apaixonada pela estética e pelo impacto que a união de palavras pode causar, idealizou o site Who Wants Fashion e colaborou durante quase um ano para o blog da Revista Foto Grafia.

9 respostas para “Vik Muniz”

  1. [...] Vik Muniz via Revista Foto Grafia de Suelen Figueiredo em 21/04/11 [...]

  2. macirlene disse:

    nossa!!! é incrível como ele faz tudo isso com o material reciclável…

    lindo mesmo…”aplausos”

  3. Luciene disse:

    São belos os trabalho de Vik. parabéns .
    Sou aluna co curso de artes da Uneb e admiradora dos seus trabalhos, gostaria de orientações para desenvolver trabalhos com meus alunos. Obrigada

  4. GLORIA RIMES disse:

    A arte nos dá possibilidades infinitas………..
    A criatividade é um dom.
    Admiro seu trabalho porque sai do lugar comum.É uma expressão do seu ser,que não tem parâmetro com o universo convencional.
    Sou artista plástica,crio e fotografo a minha arte,que se manifesta da integração da minha energia positiva que além do visual é capaz de dialogar com os valores e estimular o ser humano a crescer e derrubar barreiras.
    Minhas obras estão no http://www.flickr.com/photos/gloria-rimes
    Quero entrar no mercado das artes,caso possa me indicar um curador,agradeceria.
    GLORIA RIMES

  5. Eu sou estilista, e realmente gostei muito do que vi, é realmente hipnotizante!!!!!1

  6. beatriz disse:

    gostei muito

    a
    d
    o
    r
    e
    i

  7. richard disse:

    acho os trabalhos de vik munis muito legais pois tem coisas que vc pensa que nem presta mais para ele serve

  8. berta disse:

    eu tive que fazer um trabalho sobre ele eu amei por que e uma coisa que e inportante e muito criativa e eu gosto muito dissso eu fico muito constrangida quando alguem fala que as obras de vik muniz sao uma bosta…………. mas as pessoas parecem que nao sabe apresia uma obra tao demorada e com coisas simples que nos mesmo temos em casa eu amo muito o vik muniz………..

  9. Giovana Beatriz Ribeiro Pinheiro disse:

    Quero dizer que acho suas obras muito criativa e legal, principalmente aquela do macarrão parabéns

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.