Wakhan, um outro Afeganistão

por Vitor Ebel em 24 de abril de 2012

Com o interesse de mostrar uma visão atípica sobre o Afeganistão, se comparada  a abordagem feita constantemente pelos veículos de comunicação sobre o país, a dupla de fotógrafos franceses Fabrice Nadjari e Cedric Houin documenta uma área remota e tranqüila afegã. Localizada no nordeste do país, a região de Wakhan, faz fronteira com três países: Tajiquistão, Paquistão e China, havendo uma interessante mistura de influências culturais.

O processo de trabalho dos fotógrafos durante uma parte do projeto foi fotografar primeiramente seus retratos com uma câmera Polaroid, oferecendo a fotografia como lembrança, e depois retratar seus personagens segurando suas fotografias. A maioria das pessoas retratadas nunca tiveram contato algum com a fotografia, e essas foram suas primeiras experiências. A curiosidade, a vergonha, a inocência e a hospitalidade do povo, estão presentes nas imagens, que documentam as reações perante à proposta de conhecer um pouco a fotografia e mostrar uma parte da cultura afegã fora do foco relacionado à guerra.

+varialstudio.com

+wakhan-anotherafghanistan.com

Compartilhe:

autor do post

Vitor Ebel

Fotógrafo e estudante da Pós-Graduação em Fotografia da Univali, é colaborador do blog da revista Foto Grafia. Escreve sobre fotógrafos, ensaios e séries fotográficas nos mais diversos temas e assuntos, com a intenção de vagar pelo amplo universo da produção fotográfica a serviço da comunicação.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.