Zé Paiva lança livro “Expedição Natureza -Tocantins”

por Redação em 25 de outubro de 2012

Terceiro livro da série que apresenta os estados brasileiros por meio de fotografias artísticas tem o primeiro lançamento confirmado para dia 25 de outubro

Capa do livro Expedição Natureza -Tocantins, de Zé Paiva. 

O experiente fotógrafo Zé Paiva apresenta ao público seu mais novo trabalho: Expedição Natureza – Tocantins. Seguindo a linha de seus dois livros anteriores (Expedição Natureza: Santa Catarina e Natureza Gaúcha), o premiado fotógrafo mostra as belezas naturais presentes no estado do Tocantins.

No livro, o leitor conhecerá unidades de conservação, tais como o Parque Nacional do Araguaia, o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Estadual do Cantão, a Estação Ecológica da Serra Geral, o Parque Estadual da Serra da Cangalha (ainda em fase de criação), o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas e a Reserva Extrativista do Extremo Norte.

A ideia de um novo livro de arte com a temática sobre o Tocantins surgiu durante uma viagem de férias, quando visitava o estado junto com a autora de textos, Adriana Dias Trevisan. “Foi amor à primeira vista! Voltamos com a ideia de fazer o livro”, conta Zé Paiva.

De acordo com o fotógrafo a obra tem a preocupação de unir arte e ciência: arte na interpretação autoral dos lugares registrados e ciência nas informações do texto da doutora em gestão ambiental Adriana Dias Trevisan.

Depois de 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica, Zé Paiva registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro.

O fotógrafo entrou em contato com histórias impressionantes do povo local e relatou o dia a dia em território tocantinense no blog www.expedicaotocantins.wordpress.com, que permite ao leitor se aproximar do que foi vivido pelo fotógrafo e sua equipe durante a produção das imagens; nos familiarizamos com personagens inimagináveis aos moradores das grandes cidades brasileiras. “Subo um pouco na encosta para fotografar e na volta, quando chego na estrada, vejo dois vaqueiros cavalgando em minha direção. (…) Me dizem que é bom encontrar alguém para conversar, pois tem pouca gente naquela região. Peço para fazer um retrato com a Serra (da Catedral) de fundo e eles topam. Bonito ver gente tão simples e com altivez e orgulho bom da sua condição humilde. Pode parecer um paradoxo, acho que só ao vivo faz sentido”, descreve Zé Paiva.

Serra da Catedral, São Felix do Tocantins, Jalapão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

O que torna esse trabalho tão maravilhoso é todo o sentimento e emoção colocado no livro. Ao folheá-lo, percebe-se o quão prazeroso foi para o fotógrafo realizar esse trabalho. Percebemos ao apreciar as imagens o brilhantismo do resultado final. Um ensaio maravilhoso sobre pessoas, sobre simplicidade, sobre um paraíso ainda preservado que se mostra por meio de dunas, veredas, campos, fauna e flora. Um ensaio sobre um estado chamado Tocantins.

“Este livro nos toca pelo chamado exemplar a esta responsabilidade de consciência e por verter tanta beleza, quando o cerrado do Tocantins ainda é um dos últimos redutos quase intocados antes do agronegócio invadir com gana desmedida e irracional uma das mais belas savanas da Terra. Suas imagens pungentes nos fazem ter pertencimento ao que já somos por natural e por natureza. E por isso, nos fará mais sensíveis e mais comprometidos ao que somos essencialmente: humanos.” (Bené Fonteles, Coordenador do Movimento Artistas pela Natureza)

O Fotógrafo

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal “O Globo”. Mudou-se, então, para Florianópolis, onde, desde 1984, dirige sua empresa. Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque. Ensinou fotografia na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, na FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau e na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli MASP de fotografia. Em 2010 foi finalista do Prêmio Conrado Wessel na categoria ensaio fotográfico.

Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas. Em 2008 lançou o segundo livro do mesmo projeto, Expedição Natureza Gaúcha, em parceria com a Editora Metalivros. Atualmente, administra a Vista Imagens e ministra oficinas de fotografia de natureza.

O Lançamento

Essa agradável mistura de beleza, sentimentos, cultura e meio ambiente poderá ser apreciada no livro Expedição Natureza – Tocantins, que será lançado em 25 de outubro às 17:30 horas, no Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins, onde acontecerá a sessão de autógrafos com o autor. No mesmo dia e local, o fotógrafo lança a exposição com 47 fotos sob curadoria de Rosely Nakagawa, que ficará em exibição até dia 25 de novembro.

No dia 09 de novembro, o evento acontecerá na Casa das Artes, em Bento Gonçalves, às 17 horas, onde o autor dará uma palestra na Semana de Artes Visuais. Dia 12, a FNAC de Porto Alegre recebe o público para a sessão de autógrafos a partir das 20 horas.

O lançamento nas cidades de São Paulo, Brasília e Florianópolis ainda está em fase de negociação, em datas à confirmar.

Expedição Natureza – Tocantins foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet – e patrocinado pelas empresas SANEATINS e Tractebel Energia S.A.. O livro é uma publicação da FM Editorial, com textos da escritora e doutora em gestão ambiental Adriana Dias, prefácio por Bené Fonteles e fotografias de Zé Paiva.

Informações Técnicas

Projeto e fotografia: Zé Paiva

Textos: Adriana Dias Trevisan

Editora: FM Editorial

Versão: Português e Inglês

Número de páginas: 144

Imagens: 156

Formato: 30 x 28 cm. (miolo fechado)

Acabamento: capa dura e lombada quadrada

Peso: 1,25 kg.

Preço sugerido: R$ 100,00 (cem reais)

Exposição de fotografias em Palmas: De 25 de outubro a 25 de novembro

Informações: Netto (Coord. de Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Tocantins) / 63 3218-3331 / 63 8454-7554

Sobre os Patrocinadores

SANEATINS: Cia. de Saneamento do Tocantins, empresa de economia mista, sociedade entre o Estado do Tocantins e a controladora Foz do Brasil (empresa da iniciativa privada de engenharia ambiental da Organização Odebrecht), com participação do FI FGTS (Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço), que opera e investe em projetos de saneamento em 47 municípios do Tocantins (que somam 75% da população);

Tractebel Energia S.A.: maior geradora privada de energia do Brasil, a Cia. é sediada em Florianópolis/S.C., e suas usinas se encontram instaladas nas cinco regiões do país, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (sede), Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, contando com capacidade própria instalada equivalente a cerca de 7% do total no Brasil.

Foto finalista do Wildlife Photographer of the Year, o mais importante concurso de fotografia de natureza do mundo, promovido pelo Museu de História Natural de Londres. Vista aérea de lavouras, Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Foto finalista na categoria “cold blood animals”, do Wildlife Photographer of the Year, o mais importante concurso de fotografia de natureza do mundo, promovido pelo Museu de História Natural de Londres. Berçário de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa), Parque Nacional do Araguaia, Pium, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Foto selecionada para capa do Livro. Vista aérea do Parque Nacional do Araguaia, Rio Javaés e Ilha do Bananal, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Garça-moura (Ardea cocoi) no Rio Javaés, Parque Nacional do Araguaia, Pium, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Chuva no Rio Javaés, Parque Nacional do Araguaia, Pium, Tocantins, Brasil, foto de Ze Paiva, Vista Imagens.

 Jacaré-tinga (Caiman crocodilus), Ilha do Bananal, Parque Nacional do Araguaia, Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Ilha do Bananal, Parque Nacional do Araguaia, Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Lago Rico, Parque Estadual do Cantão, Caseara, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Cigana (Opisthocomus hoazin), Parque Estadual do Cantão, Caseara, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Vista aérea das dunas da Serra do Espirito Santo, Parque Estadual do Jalapão, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Percevejos da família ”Coreidae” (adulto e ninfas), Fazenda Ecológica, Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Palmas, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Casa ao anoitecer  no Caminho para o Mirante, Campos Lindos, Tocantins, Brasil, foto de Zé Paiva, Vista Imagens.

Compartilhe:

autor do post

Redação

Uma resposta para “Zé Paiva lança livro “Expedição Natureza -Tocantins””

  1. Adorei seu trabalho sou um fotografo iniciante e me inspiro no seu trabalho, mas enfrento dificuldades para comprar lentes etc. Mas mesmo assim não deixo de fotografar pois isso é faz minha vida ter sentido.
    Espero um dia que este Pais tenha igualdade social para que pessoas como eu da periferia possam também ter acesso a equipamentos mais sofisticados, pois só consegui comprar minha primeira câmera profissional agora com 49 anos antes disso minha maquina foram meus olhos que registraram tantos momentos lindos da vida.

Deixe uma resposta

NEWSLETTER

Cadastrando seu e-mail você fica por dentro das novidades que envolvem a revista Foto Grafia e os principais destaques da cena fotográfica. A periodicidade de envio é moderada.